quarta-feira, 28 de novembro de 2012

BICHO-DO-CESTO (OIKETICUS KIRBYI)


O Bicho-do-cesto é uma espécie de lagarta que traz muitas curiosidades. A fêmea ao sair do ovo constrói uma casa ou melhor o seu "cesto" com pedaços de folhas, areias, pedras, gravetos etc. Ela une estes materiais com seda que elas mesmas produzem, conforme que vão crescendo, o tamanho de suas casas aumentam. O cesto quando desenvolvido completamente chega a medir de 10 a 12 cm de comprimento e aproximadamente 40 cm de comprimento. O diferencial e que é muito interessante nesta espécie é que a fêmea não sai do estado de larva ela é neotênica, apenas o macho chega a fase adulta ganhando asas, alado (mariposas). 
Há alguns meses, recebi essa caixa com essas lindas fêmeas em seus cestos. Não demorou muito e elas tomaram conta da minha vegetação, passaram alguns meses e elas fecharam seus cestos, acredito eu que foi para oviposição, pelo que li sobre o assunto. Depois de aproximadamente 60 dias 3 dos 4 cestos liberaram uma estrutura marrom, como essa espécie acasala e os ovos são depositados dentro do cesto, provavelmente essa estrutura é onde os ovos foram liberados e não consegui acompanhar a saída das larvas e nem dos machos (mariposas).
Mas foi muito importante e de grande aprendizado ter ganhado esses presente, mas ainda há muito a aprender sobre esses insetos que são apaixonantes.
Tenho algumas fotos sobre as minhas Kirbyzinhas, e de suas estruturas. 
 
Alimentando

Com o cesto fechado.


Durante a noite.

Se alimentando de uma Piperaceae

Outro cesto fechado

Menor cesto fechado.

Adicionar legenda


Meu primeiro contato com minha Kirby.

51 comentários:

  1. Por favor, aquela coisa que está saindo do casulo na penúltima imagem é a pupa dele? Ele chegou a forma adulta? *-*

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Kleber, desculpa a demora para responder.
    Nesse caso, eu acredito que a "coisa" é alguma estrutura responsável pela liberação dos ovos, mas não posso afirmar a você ao certo. Eu estava acompanhando o comportamento desses animais, só que eu entrei em semana de prova e não consegui chegar a uma conclusão. Existem poucos estudos em relação essas espécies, então fica um pouco difícil de eu dizer ao certo que estrutura seria essa.
    Já apareceu outra larva em minha casa, essa eu estou acompanhando, já terminou de formar o seu cesto, assim que o casulo se fechar (acredito eu que seja para a metamorfose, mas às vezes penso que seja para oviposição), vou acompanhar, pois demora muitos dias, e aí sai essa coisa marrom de novo. Ai qualquer novidade eu posto aqui para você. Estou ansiosa por mais informações sobre essa espécie que é fantástica.
    Desculpe – me por eu não saber responder ao certo sua dúvida, mais espero poder conseguir essa resposta entre outras.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Daiane, socorro. rs.
    Eu achei ele muito bonitinho e deixei nao pensei que fosse virar uma praga. hoje, de um dia pro outro, meu quintal inteiro aparece com mais de 30 desses casulinhos. o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou em pleno 2022 e aconteceu o mesmo com meu jardim. Minhas plantinhas estão todas morrendo.

      Excluir
  4. Calma Rogério, rs
    Estou entrando pouco no blog, desculpa.
    Então, realmente essa espécie é praga mesmo e são liiiindas, aqui na minha casa, realmente acho que tive sorte, só tem uma viva agora, as outras já botaram os ovos e não ficaram aqui em casa não.
    Há poucos estudos sobre os costumes e controle desses animais, o certo a se fazer é procurar alguma loja de agricultura e se orientar com o vendedor, eles com certeza sabem sobre essa espécie e vão te orientar com o uso do inseticida. No momento, não sei dizer o nome do produto, caso eu consiga posto aqui para você.
    Espero ter ajudado você, boa sorte com as Kirby!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ridículo, ao invés de indicar inseticida que tal falar sobre a importância destes animais para o meio ambiente?, coisa mais difícil é ver um desses!

      Excluir
    2. Quando se torna uma praga, que faz mal para suas plantas devesse sim usar algum tipo de inseticida. Pode fazer bem mas de forma controlada

      Excluir
  5. Oi Daiane
    Eu achei um casulinho desses na arvore na oficina do meu tio só que fiquei bem enteressado e abri o casulo.
    Só que fiquei com medo porque eu só tirei um pedaço da seda e vi só pedaços de madeira dentro, ai deixei la no chão.
    No outro dia ele não tava mais la.
    Oque pode ter acontecido com a larva

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Kennedy,

    Ela saiu e foi procurar abrigo, provavelmente em alguma árvore perto de onde você a deixou e depois ela cobriu o cesto novamente com a "seda".
    O que acontece é que essa espécie forma essa estrutura de abrigo com galhos picados e fica bem resistente e super difícil de abrir, para a sua proteção e posterior a dos seus ovos (caso seja fêmea).
    Pode olhar na oficina que vai encontrar, onde encontrar folhas cortadas ela passou por lá, esse animal é considerado praga em plantações e é verdade, aqui em casa o número só cresce a cada dia mais...
    Espero poder ter ajudado, se precisar de mais informações mande aqui por favor!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Faz 6 meses que o casulo está aqui no meu jardim, e até agora não virou mariposa; pelo contrário: a lagarta parou de comeu e fazem 4 dias que ela se fechou no casulo. Morreu?

    ResponderExcluir
  8. Ela demora até um ano para virar mariposa mas diminui o metabolismo e sai menos após o sexto ou sétimo mês

    ResponderExcluir
  9. Ela demora até um ano para virar mariposa mas diminui o metabolismo e sai menos após o sexto ou sétimo mês

    ResponderExcluir
  10. Achei um casulo desse no meu quintal, achei q o vento tinha trazido e, depois, jogado em outro lugar, coloquei numa caixa e ele saiu, se prendeu num cesto de madeira, acha q devo colocar numa árvore? Estou fascinada!!

    ResponderExcluir
  11. Gente moro numa casa com muita vegetação e a lagarta cesto apareceu devorando tudo, tinha dias de recolher mais de trinta adultos e inúmeras ainda bem pequenas. Tive muita dó, mas fui obrigada a matá-las, pois as plantas já estavam morrendo, árvores frutíferas de anos elas estavam destruindo, agora não existem mais aqui na minha casa. São estranhos, curiosos e comilões.

    ResponderExcluir
  12. Olá Daiane...
    Vc sabe me dizer se esta espécie gosta de Arruda?
    Achei estranho pois encontrei uma no meu pé de Arruda... tudo bem que tenho uva, hortelã e outras especiarias no meu jardim. Mais na arruda???
    A arruda é muito forte para este tipo de inseto não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem uma lagarta que só come arruda e vira uma borboleta linda- grande preta e amarela, Essa do cestinho, não pegou na minha arruda, em compensação acabou com varias plantas, em uma semana cheguei a coletar mais de 300!!!!

      Excluir
  13. tive um bichinho desses no terraço de meu apartamento por 2 meses--- o alimentava com folhas da lagrimas de cristo que ele quase acabou.... depois disso subiu pelas paredes do prédio e sumiu.... bichinho muito interessante.....e olha que moro no 13o andar do prédio!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu descobri um desses no meu cajueiro e estou cuidando dela, cai no chão coloco ela no alto pra que ninguem pise nela. Ela é muito rápida, é incrível. Confesso que nunca gostei de lagarta, tenho medo delas mas, me apaixonei pela minha amiguinha.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Daiane! Eu gosto muito de fotografar a Natureza, (inclusive os insetos, mas ainda sei muito pouco sobre eles) E dias atrás encontrei um casulo desses da sua página, e ao contrário de como sempre os encontrei (pendurados num galho, quietinhos, impassíveis) este, a lagarta o arrastava pela estrada!? Como sempre faço, só o fotografei e o deixei seguir seu curso. E querendo saber mais sobre ele, encontrei sua página. Queria te pedir permissão pra usar seu texto introdutório desse artigo em minha foto, colocando é claro, os créditos pra você como sempre faço com textos de outrem. Na oportunidade te convido a visitar minha página no FACEBOOK que é pública, e o nome é NICODEMOS ROSA - moro em Pitangui MG - Desde já te agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma dessas grudada no meu portão há uns 2 meses. Eu vi a lagarta subindo no portão e prendendo o casulo ali. Depois fechou e não aconteceu mais nada... Será que eu posso tirar dali e por num lugar mais seguro? Será que morreu? A gente acaba gostando do bichinho... Beijos

    ResponderExcluir
  17. Tenho uma dessas grudada no meu portão há uns 2 meses. Eu vi a lagarta subindo no portão e prendendo o casulo ali. Depois fechou e não aconteceu mais nada... Será que eu posso tirar dali e por num lugar mais seguro? Será que morreu? A gente acaba gostando do bichinho... Beijos

    ResponderExcluir
  18. Atualmente estou acompanhando uma lagarta cesto, ela se movimenta pode se dizer o tempo todo, ficou cinco dias parada e vedada, pois reparei que vinha chuva, percebi que ela só abriu e começou a andar pelo arbusto após ficar bem seca, a sua vida stada no meu canteiro já dura uns 65dias e até agora nada de anormal; sigo monitorando e tirando foto duas ou três vezes por dia.

    ResponderExcluir
  19. Estou com 4 casulos desses no meu pinheiro e com medo que elas acabem com ele. Também tenho pena de matar. O que faço?



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai matar seu pinheiro, aqui começou com 3, 4 e hoje tem mais de 200 e a arvore quase toda ja seca e morta. não estou sabendo o que fazer com tantos casulos

      Excluir
  20. Apareceu três no meu quintal,a maior ja fechou o casulo,a média serviu de alimentação para um pássaro e a menor continua se desenvolvendo num pé de limao.

    ResponderExcluir
  21. Estou tem muitos desses casulos no meu jardim, infelizmente está acabando com o meu coqueiro. Tiro Manualmente todos os dias, mas reproduzem com bastante frequência.

    ResponderExcluir
  22. Aqui em casa apareceram duas. Uma colou no pé de alecrim e ficou. A outra já andou o canteiro todo.

    ResponderExcluir
  23. Meu pé de goiaba ficou sem uma folha. Agora vi o casulo de quase 1palmo. A goiabeira está cheia de brotinho. As lagartas q estão no casulo vai devorar td de novo?

    ResponderExcluir
  24. Aquela estrutura sendo projetada para fora do casulo de ceda é a pupa. Não sei se ela foi projetada a véspera da saída do adulto, ou a pupa cai no solo. Acredito que seja para a saída do adulto ( imago).

    ResponderExcluir
  25. Posso tirar da árvore e criar numa caixinha pondo galhos frascos todo dia ???

    ResponderExcluir
  26. Nossa finalmente achei algo sobre este casulo! Tenho curiosidade sobre ele há 3 anos.
    Quando mudei para minha casa notei que tinham muitos na nossa árvore e comia todas as folhas .... Depois de 1 ano nós tivemos que tirar pq estava destruindo a árvore inteira. Eram muitos muitos muitos mesmo!!!! Incontáveis!!!!
    Acontece que quando tiramos este casulo, as lagartinhas de joaninha também sumiram. Será que tem relação?

    ResponderExcluir
  27. Estou com um na minha roseira, ainda não causou grande estrago, então ela é fêmea, ou teria virado mariposa? Ou os machos também viram lagartas antes? Acho que vou colocá-lo em outra árvore porque adoro minha roseira rsrs

    ResponderExcluir
  28. Tenho um vídeo dela se movimentando sobre os talos da uva, com o cesto junto.

    ResponderExcluir
  29. Aqui em casa apareceu um há dois meses. Fui pesquisar e no início o ajudava a retornar a árvore, pq o bichinho cai, viu? Mas agora ele tá querendo subir pelas paredes da casa. Não quer mais ficar na árvore. Aí parei de interferir. Pode estar querendo se transformar em mariposa? Procurando outro cantinho.

    ResponderExcluir
  30. Adorei ter encontrado esse blog, estou com uma no pé de limão, no início tinha muitas agora só tem um cesto, e ela sai a noite, achei estranho ja tem uns 3 meses esse cesto, estou acompanhando, se chama Juninha a minha amiguinha !!

    ResponderExcluir
  31. Estava acompanhando um bichinho desses, que surgiu na jabuticabeira na minha varanda (nono andar), há quase 6 meses. Há 2 dias ele foi embora sem dizer nem tchau!! Poxa, eu e meus filhos estávamos esperando a metamorfose pra ver no que ia dar...

    ResponderExcluir
  32. Essa thread no Twitter explica o ciclo de vida todinho deles. Bem legal. Descobri quando achei o casulo e ainda não sabia do que se tratava.
    https://twitter.com/ElfodosInsetos/status/1230162869838340097

    Agora só queria saber porque, depois de 6 meses no mesmo vaso, ele resolveu ir embora. Será que busca outro canto quando é hora da metamorfose?

    ResponderExcluir
  33. Olá Boa noite! Sei que faz tempo essa matéria, mas aqui em casa apareceu uma dessas no meu vaso de gerânios,meu marido achou que era uma folha seca, falei pra ele que era um casulo, pesquisei e vi que se tratava do bicho do cesto, nunca tinha ouvido falar, achei super interessante, eu e minha filha sempre ficamos olhando ela durante o dia, mas hoje vi ela subindo o muro, fiquei triste porque ela estava indo embora, porque será? Tomara que seja pra evoluir, a natureza é um presente de Deus!

    ResponderExcluir
  34. Em quais regiões do país são encontradas, pois no RJ se extinguiram.

    ResponderExcluir
  35. Não. Apareceu um casulo no meu pé de lichia e está devorando tudo. Eu moro em Jacarepaguá no Rio de Janeiro. Estava esperando sair do casulo mas pelo tempo e uma fêmea. Vou trasporta-la para outra planta pq ela come muito e vai devastar minha plantinha.

    ResponderExcluir
  36. Cara tem algo aqui perto de casa parecido com isso, se eu lhe mostrar você confirma? Há várias.

    ResponderExcluir
  37. Tenho um bicho do cesto em meu jardim. Não sei como chegou a1ui, mas agora é meu bicho de estimação.

    ResponderExcluir
  38. Eu tenho um bichinho do cesto. Eu tenho como bichinho de estimação. Comprei um pé de hortelã para ele. Ja me acostumei com ele. Jamais o mataria e jogaria no lixo. É um ser vivo.

    ResponderExcluir
  39. Alguém abriu meu casulo de curiosidade. Posso fecha-lo novamente ou deixo a " boca" dele aberto mesmo?

    ResponderExcluir
  40. Aqui em casa tem uma casinha dessa, está no meu pé de pitanga que fica num vaso, quando vi ela a uns 5 meses atrás, não sabia o que era ao certo, percebia que toda noite a casinha mudava de lugar, até um dia vi o bicho pra fora da casa, mudei o vaso pra uma área coberta, ali ela está a 5 meses, a casinha tá gigante, minha filha todo dia da bom dia pra ela, já viro parte da família.

    ResponderExcluir